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Grupo de Articulação Curricular - Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Azeitão
 

  

 

  

 

  

 

 

 

 

 

 

Logotipo EPIS – “NOVOS BONS ALUNOS” REDE DE MEDIADORES PARA O SUCESSO ESCOLAR 3º CICLO

A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclo de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria entre o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas e as empresas locais, com uma equipa de cerca de 155 Mediadores com formação especializada. Atualmente estão abrangidos pelo Projeto os concelhos de Almada, Amadora, Barreiro, Campo Maior, Estarreja, Évora, Figueira da Foz, Gondomar, Grândola, Matosinhos, Moita, Montijo, Loures, Odivelas, Oliveira do Bairro, Pampilhosa da Serra, Paredes, Pombal, Porto, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Vila Nova de Famalicão, bem como as ilhas dos Açores (Pico, São Miguel e Terceira) e Madeira (Funchal).

Os alunos são selecionados a partir de um sistema de Screening (varrimento) para serem acompanhados em proximidade até ao final do 3º Ciclo.

A “Rede de mediadores EPIS para o sucesso escolar” foi seleccionada como «case-study» internacional na área da Educação pela Clinton Global Initiative, realizada em Setembro de 2009, em Nova Iorque, com base nos resultados quantitativos já atingidos.
A metodologia EPIS foi igualmente escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving”, um programa europeu que pretende identificar boas práticas europeias de combate ao abandono escolar precoce, coordenado pelo CEPCEP - Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, da Universidade Católica, e com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia.

Em Setúbal, no ano letivo de 2014/2015, o Projeto EPIS está implementado em 9 escolas: EB2,3 de Aranguez, EB2,3 de Azeitão, EB2,3 Barbosa du Bocage, EB/S Ordem de Santiago, ES/3 Lima de Freitas, ES Bocage, ES D. João II, ES D. Manuel Martins e ES Sebastião da Gama. 

 

http://www.epis.pt/homepage

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Relatório Anual de Progresso do Contrato de Autonomia 2017/2018 - VER Relatório

 

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Relatório Anual de Progresso do Contrato de Autonomia 2015/2016 - VER Relatório

 

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Relatório Anual de Progresso do Contrato de Autonomia 2014/2015 - VER Relatório

 

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Contrato de Autonomia - VER Contrato

 

Relatório Anual de Progresso do Contrato de Autonomia 2013/2014 - VER Relatório

 

Relatório Anual de Progresso do Contrato de Autonomia 2014/2015 - VER Relatório